Previous Next
photo 1

Projetos 2013

Impressora 3D - Prelúdio da revolução que ira alterar a forma como as coisas são produzidas e confeccionadas. Para não ficar de fora desta revolução, iremos montar e confeccionar o modelo "open source" RepRap Mendel v2 . Início: Março/2013

photo 3

Projetos 2013

Dobradeira - Essencial em uma oficina.Início: Fevereiro/2013

photo 1

Projetos 2013

Muitos interesses.

photo 4

Projetos 2013

Desenhar e pintar muito.

domingo, 30 de outubro de 2011

Exercitando o lado direito do cérebro

Quando era adolescente fiz alguns anos de escola de arte, em muito influenciado pela minha paixão por revistas em quadrinhos. Naquela época, meu grande sonho era trabalhar como ilustrador da Marvel Comics (X-Men, Homem Aranha, Quarteto Fantástico, ...). Mas com o início da vida profissional acabei deixando o desenho de lado. 
Recentemente eu comprei uma mesa digitalizadora da Wacon (Bamboo Pen & Touch) , para utilizar em programas de CAD e modelagem 3D. Logo que comecei a utiliza-la, constatei o porque delas também serem muito utilizadas para desenho e ilustração digital. Muito prático. Nos primeiros instantes utilizando a Bamboo, a vontade de recomeçar a desenhar surgiu.
Uma coisa que constatei nestes primeiro testes é que não seria fácil recomeçar. Desenhar bem exige muita prática, e os muitos anos sem exercitar cobram o preço. Mais não foi só a falta de treino que prejudicou as primeiras tentativas. No inicio é bem estranho desenhar não olhando para o "papel" e sim para o monitor, mas em pouco tempo  isto deixa de ser um limitador. Uma outra dificuldade inicial é a quantidade de recursos que os softwares de ilustração possuem.  Dezenas de opções de  pinceis, cada um com uma infinidade de configurações. Dentre os diversos softwares que testei, gostei de 02 : o Corel Painter e o Autodesk SketchBook. Um para bitmap e outro vetorial. 
O desenho abaixo é o primeiro que completo, ainda me adaptando as ferramentas. É uma reprodução livre de uma parte de um desenho de um grande ilustrador americano: J. Scott Campbell. Ele possui um traço fantástico ( Imagens Google J. Scott Campbell).  Na minha coleção de centenas de revistas em quadrinhos, o traço dele o do Jim Lee, são as que mais admiro.


Abaixo está registrado algumas fases da criação do desenho acima. No  primeiro  mostra o esboço, dá para observar que ainda vai demorar um pouco para firmar o traço. Mas esta satisfatório por ser o primeiro.



Bem, este é o primeiro desenho de muitos. Com ele inauguro uma nova seção neste blog. Espero que nas próximas postagens de para observar uma evolução no traço e no domínio das ferramentas. Abaixo estão algumas fotos da Bamboo Pen & Touch em ação.  



2 comentários:

  1. Parabéns, :D show o desenho. :\ e eu achando que eu desenhava bem. tem algo pra usar esse aparelho no ubuntu? já tentou?

    ResponderExcluir